CONTROLE DE ABSENTEÍSMO

CONTROLE DE ABSENTEÍSMO

A PRESTOMED oferece também a sua empresa um Programa de Controle de Absenteísmo.

Absenteísmo é a ausência ao trabalho por qualquer razão: doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação de sangue, licença maternidade etc.), fatores sociais (doença de parentes, por exemplo), fatores culturais extra ou intra-empresariais (emendar feriados, copa do mundo, feriados religiosos não oficiais, legalização de uma falta gerada por outra motivação não relacionada à saúde, etc.).

Em relação às doenças, o comportamento pode variar entre as pessoas, pois uma mesma patologia, com a mesma gravidade, pode motivar ou não um trabalhador a não comparecer ao emprego. Algumas vezes a sua ausência independe da sua decisão, como ocorre nas doenças e acidentes graves.

O absenteísmo ocasiona não só custos diretos, mas também indiretos, representados pela diminuição da produtividade, aumento do custo da produção, redução da qualidade do produto/serviço, diminuição da eficiência no trabalho e problemas administrativos.

A PRESTOMED atuará no controle de faltas de funcionários por atestados médicos, onde todos os trabalhadores deverão ser encaminhados para nosso médico do trabalho para que seja realizada a análise de todos os casos, identificação e acompanhamento dos casos mais sérios para que assim o trabalhador se sinta assistido, cumpra o tratamento prescrito pelo médico e retorne ao trabalho o mais breve possível.

Por outro lado, o absenteísmo pode estar demonstrando uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa, com as condições de trabalho e ainda pode estar diretamente ligado a problemas de ordem social, financeira ou emocional. A PRESTOMED disponibiliza um serviço de Assistente Social no intuito de colaborar na investigação das causas do absenteísmo do trabalhador, atuando junto com a empresa na resolução dos casos.

O Programa de Controle de Absenteísmo da PRESTOMED é desta forma uma excelente ferramenta para diminuir as faltas no trabalho, sendo considerado pelas empresas que já o conhecem como um investimento com retorno garantido.