CIPA

CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – NR-05

Originada durante o governo do Presidente Getúlio Vargas, em 1944, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA teve o mérito pelos primeiros passos decisivos para a implantação de ações preventivas em relação aos acidentes de trabalho no Brasil.

A função primordial da CIPA é zelar pela segurança e pela saúde dos trabalhadores no exercício de suas atividades. A Comissão consiste na formação de um grupo de trabalhadores composto de representantes dos empregados e do empregador, sendo seu dimensionamento observado pelo Quadro I da Norma.

Alguns de seus objetivos principais:

Relatar os riscos existentes nos ambientes de trabalho;
Solicitar medidas de controle para reduzi-los, neutralizá-los e eliminá-los;
Discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas preventivas;
Orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A PRESTOMED cursos de CIPA periodicamente, acompanhe a programação em nossa Agenda de Treinamentos. O curso tem uma carga horária de 20 h, conforme determina a NR-05, e os funcionários participam de dinâmicas de grupo, exercícios práticos, aulas expositivas e vídeos específicos relacionados à segurança no trabalho. Vale lembrar que mesmo que a empresa esteja desobrigada a constituir a CIPA, deverá possuir um designado por suas atribuições, que deverá receber treinamento específico conforme determina a NR5.