Dormir de cabelo molhado dá caspa? Veja mitos e verdades sobre os fios

  • 0

Dormir de cabelo molhado dá caspa? Veja mitos e verdades sobre os fios

Categoria : Noticias

 

Especialistas explicam e dão dicas de como manter o cabelo saudável no frio

 

Muita gente acredita que o inverno é um dos grandes vilões dos cabelos. Realmente, o tempo mais seco prejudica os fios e o calor do banho pode causar uma série de problemas. A dermatologista Giovana Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Cabelo, e José Rogério Regis, coordenador do departamento de cabelos e unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) dão dicas de como manter o cabelo saudável e de dar inveja.

O inverno piora a queda de cabelo?
Segundo Giovana Moraes, o inverno não aumenta a queda. Na verdade, o que aumenta é o fato de lavar o cabelo com água muito quente, que aumenta a oleosidade e a caspa, que leva à queda.

Os banhos quentes fazem o cabelo cair mais?
O especialista José Regis explica que o banho quente aumenta a seborreia (produção de sebo), porque tira a proteção da pele e acaba aumentando a produção do óleo, o ideal é lavar com água morna.

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda?
Segundo Giovana, o normal é cair de 100 a 150 fios por dia.
— A tendência das mulheres é lavar menos o cabelo no inverno, além de o clima seco permitir que a mulher não lave tanto. Aí parece que cai mais cabelo na hora do banho. Se você não lava todos os dias, faz com que a sensação de queda seja maior. Pode chegar a 300 fios.
De acordo com a dermatologista, o ideal é lavar no máximo um dia sim outro não, mas é indicado lavar todos os dias, por causa da oleosidade.
— A ponta do cabelo fica muito seca, por isso é interessante caprichar na hidratação, principalmente com condicionador.

Dormir com cabelo molhado faz mal? Pode deixar cabelos com fungos?
O dermatologista diz que não é bom dormir com o cabelo molhado porque a umidade do coro cabeludo pode causar caspa, e as caspas aumentam a queda.
— A caspa é causada pela produção de óleo aumentada, que aumenta o fungo e a descamação da pele do coro cabeludo.

Lavar os cabelos todos os dias acelera a queda e o deixa opaco?
Não. Segundo o coordenador da SBD, quando se lava o cabelo percebe-se a queda, porque é o momento em que se manipula os fios.
— O lavar com menos frequência aumenta a percepção da queda, mas não aumenta a queda.
Ainda de acordo com o especialista, lavar com frequência é indicado para quem tem cabelo muito oleoso, mas o ideal é lavar, no mínimo, três vezes por semana.

Lavar os cabelos com água quente tira o brilho, aumenta a oleosidade e acelera a queda?
Se você estimular o coro a produzir sebo, a tendência é que fique mais brilhoso, principalmente na raiz, apesar de as pontas ficarem secas por causa do clima, explica Giovana.
Fique atento à água quente, pois ela resseca a fibra capilar, de acordo com Régis.
— O cabelo fica mais seco, sem brilho. Aumenta a oleosidade no coro cabeludo, mas resseca a fibra capilar.

O talco tira a oleosidade?
A dermatologista afirma que o talco “chupa” a gordura, tanto é que os xampus a seco têm talco. Porém, ela ressalta que é preciso cuidado.
— É preciso ficar atento se a pessoa não tem alergia a nenhum componente da fórmula.

A alimentação influencia no brilho dos cabelos?
Alimentos ricos em ferro, zinco e cobre são os que mais estimulam a queratina, responsável pela integridade dos fios do cabelo. Por isso eles ficam mais saudáveis, diz a dermatologista.

Quais alimentos podem ajudar na prevenção à queda?
A dermatologista complementa folhas verdes, carne vermelha, fígado e frutas como a laranja e a acerola.
— São ricos em ferro, zinco, cobre, biotina, cisteína, complexo B e vitamina D.

A menopausa e a andropausa aumentam a queda de cabelo?
De acordo com a médica, não há aumento na queda, mas sim no afinamento do cabelo.
— A queda do hormônio provoca o ressecamento da pele. Com a diminuição, o cabelo afina, por isso a sensação de ter menos cabelo.
Para o coordenador do departamento de cabelos e unhas da SBD, na menopausa, a mulher percebe a queda de cabelo, porque há uma inversão na produção de hormônios, e ela começa a produzir mais hormônios masculinos e isso é motivo de queda.
— Nos homens, durante a vida reprodutiva, a produção de testosterona é muito alta, e há mais queda de cabelo, principalmente por causa da hereditariedade, então o homem acaba perdendo menos cabelo com a idade. O ritmo de perda diminui com a idade.

Secadores e chapinhas podem prejudicar o cabelo?
Além do banho quente, outra coisa que maltrata o cabelo no inverno são os secadores e as chapinhas, segundo avaliação da dermatologista. Para Giovana, o cabelo já fica mais seco no inverno, e isso resseca ainda mais.  Ela recomenda secar com a toalha antes, para chegar ao secador com o fio somente úmido.
— Secar o cabelo muito molhado pode prejudicar, porque ele fica com a cutícula aberta, e o secador vai direto no centro do pelo, o que pode ressecar. Os selantes ajudam a fechar as cutículas para não agredir tanto o cabelo. Óleos de argan e macadâmia podem ajudar na hidratação.
A especialista ainda afirma que a distância ideal do secador para o cabelo tem de ser 30 cm, porque agride demais o cabelo se ficar muito perto.

Pentear o cabelo molhado acelera a queda?
Régis afirma que, como manipulamos mais o cabelo ao pentear, parece que cai mais, e ressalta que não é adequado pentear o cabelo molhado, porque ele fica mais suscetível à fratura.
— Quando você lava a cabeça, limpa o coro cabeludo, e os fios mais soltos acabam saindo, por isso, parece que tem caído mais cabelo.
Giovana afirma que o ideal é secar antes para depois pentear o cabelo. Como a cutícula do cabelo está aberta, pode cair mais, porque o pelo fica mais sujeito a qualquer agressão. O ideal é que ele esteja pelo menos úmido para poder pentear.

Usar boné ou chapéu com frequência também piora a situação?
O cabelo fica abafado e a agressão é a mesma. Além de aumentar a oleosidade e a umidade, diz Giovana.
— Com isso, pode dar caspa, e consequentemente, a queda, sem falar na tração de tirar e por na cabeça. Se ficar com o cabelo molhado e não deixar o coro cabeludo respirar, pode levar à queda por causa da umidade e todas as outras consequências.

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/fotos/dormir-de-cabelo-molhado-da-caspa-veja-mitos-e-verdades-sobre-os-fios-20072015