Monthly Archives: março 2017

  • 0

O autoexame é importante no rastreamento do câncer de mama?

Categoria : Noticias

O autoexame é importante para manter a mulher atenta às próprias mamas, mas não substitui a participação em um programa de rastreamento completo

Um avanço importante na luta contra o câncer de mama tem sido a implementação de programas de rastreamento, que têm por finalidade detectar o câncer de mama na fase mais inicial possível, onde suas chances de cura são maiores. Nos países onde estes programas foram implantados há décadas, como nos países nórdicos, alguns países da Europa, Canadá e Estados Unidos, pesquisadores estimam que a diminuição de mortalidade pelo câncer de mama seja da ordem de 15% a 20%, ou seja, há um impacto importante na sobrevida das mulheres afetadas.

“Leia Mais”

  • 0

Pode tomar café de estômago vazio? Desvende mitos do jejum

Categoria : Noticias

 
Tomar café puro de barriga vazia, comer ovo frito e bacon de manhã faz mal para meu estômago? A resposta depende apenas de como você se sente ingerindo esses alimentos. Nenhum desconforto? Então pode comer à vontade, seu estômago aguentará firme.

O processo de digestão começa na boca e se intensifica no estômago. O órgão produz ácido clorídrico, que é tão forte que se compara ao ácido sulfúrico, altamente corrosivo. O que é um cafezinho ou um suco de limão para um órgão tão corrosivo?

Especialistas explicam que o estômago digere bem qualquer tipo de alimento que consumimos. Aquela dorzinha picante é sinal de inflamação na mucosa que reveste a parede estomacal. Por isso, devemos evitar no café da manhã apenas o que nos causa desconforto.

“Se a pessoa diz que comer chuchu refogado faz doer o estômago, vou dizer para ela não comer mais. E se a pessoa diz que toma três cafés expressos com estômago vazio e não sente nada, vou dizer para continuar tomando”, afirma Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP.

A mesa de café da manhã varia de acordo com as culturas, e nenhuma pode ser considerada melhor; apenas o americano é tido como muito calórico

“Leia Mais”