Monthly Archives: dezembro 2016

  • 0

Diverticulite: perguntas e respostas

Categoria : Noticias

Mais frequente nos países industrializados do ocidente, a doença acomete cerca de 10% a 20% da população, em geral após os 50 anos de idade.

A doença diverticular é uma afecção em que ocorrem pequenas herniações da mucosa do intestino grosso através de sua parede muscular. É mais frequente nos países industrializados do ocidente, onde é encontrada em cerca de 10 a 20% da população, em geral após os 50 anos de idade. Já em países subdesenvolvidos da África e da Ásia, sua incidência é muito baixa. A doença diverticular pode se manifestar de duas maneiras: por sangramento, o que é mais comum em idosos, ou por infecção algo que se observa habitualmente em adultos mais jovens, decorrente da perfuração de algum divertículo, quadro esse denominado de diverticulite aguda. Em tempo, essa não foi a doença que matou Tancredo Neves!

A manifestação clínica da diverticulite aguda depende da forma como ela se manifesta. A mais comum, felizmente, é a forma não complicada, em que o processo infeccioso fica restrito à região do divertículo que perfurou, o que a difere da forma dita complicada, em que a perfuração do divertículo pode causar peritonite por pus ou por fezes; alguns pacientes formam abscessos localizados ou até mesmo obstrução pela inflamação da parede do intestino grosso. Em pequeno número de pacientes a perfuração forma uma fístula para a bexiga ou outros órgãos.

“Leia Mais”

  • 0

Suco detox: quando ele faz bem (ou mal) para a saúde

Categoria : Noticias

O suco ajuda na alimentação saudável. Mas, em excesso, pode até acarretar ganho de peso.

O suco verde, natural, de vegetais vem ganhando cada vez mais espaço em restaurantes de comida saudável, hortifrútis e também dentro das casas de boa parte da população brasileira e ficou conhecido como “suco detox”.
Muitos acreditam que esse suco é milagroso. Segundo alguns, bastaria consumi-lo pela manhã e em pouco tempo ele promete emagrecimento e boa saúde. Também se diz que, consumido dessa forma, o suco seria capaz de limpar ou desintoxicar o organismo de substâncias nocivas.

A palavra detox vem do inglês, originada da palavra detoxication, que traduzida para o português seria desintoxicação. Essa introdução se faz necessária para entendermos o contexto distorcido ao qual frequentemente nos referimos a nossa alimentação.

“Leia Mais”