Diverticulite: perguntas e respostas
Categoria : Noticias
Mais frequente nos países industrializados do ocidente, a doença acomete cerca de 10% a 20% da população, em geral após os 50 anos de idade.
A doença diverticular é uma afecção em que ocorrem pequenas herniações da mucosa do intestino grosso através de sua parede muscular. É mais frequente nos países industrializados do ocidente, onde é encontrada em cerca de 10 a 20% da população, em geral após os 50 anos de idade. Já em países subdesenvolvidos da África e da Ásia, sua incidência é muito baixa. A doença diverticular pode se manifestar de duas maneiras: por sangramento, o que é mais comum em idosos, ou por infecção algo que se observa habitualmente em adultos mais jovens, decorrente da perfuração de algum divertículo, quadro esse denominado de diverticulite aguda. Em tempo, essa não foi a doença que matou Tancredo Neves!
A manifestação clínica da diverticulite aguda depende da forma como ela se manifesta. A mais comum, felizmente, é a forma não complicada, em que o processo infeccioso fica restrito à região do divertículo que perfurou, o que a difere da forma dita complicada, em que a perfuração do divertículo pode causar peritonite por pus ou por fezes; alguns pacientes formam abscessos localizados ou até mesmo obstrução pela inflamação da parede do intestino grosso. Em pequeno número de pacientes a perfuração forma uma fístula para a bexiga ou outros órgãos.