Monthly Archives: novembro 2016

  • 0

Clique Ciência: Podemos comer caroços e sementes das frutas?

Categoria : Noticias

Na maioria dos casos, ingerir (acidentalmente ou não) o caroço ou as sementes de algumas frutas não faz mal para a saúde ou muito menos faz nascer um “pé” do fruto em sua barriga. Pelo contrário, segundos os especialistas, alguns oferecem tanto ou mais nutrientes do que a própria polpa. Basta evitar ingeri-los em grande quantidade.

O caroço do abacate, por exemplo, tem até 70% mais antioxidantes —que combatem o envelhecimento— que a própria fruta. Já as sementes da melancia, embora desprezadas, são ricas em vitaminas e sais minerais que ajudam a manter cabelo, unhas e pele saudáveis. Mas elas devem ser mastigadas ou batidas no liquidificador junto com a polpa para que seus nutrientes sejam absorvidos.

“Leia Mais”

  • 0

Brasileiro ainda desconhece riscos dos vírus zika e chikungunya

Categoria : Noticias

Uma  pesquisa inédita realizada pela Sociedade Brasileira de Dengue/Arboviroses e divulgada nesta quinta-feira mostrou que, embora o brasileiro se considere bem informado sobre sintomas e prevenção de arboviroses, a maioria conhece bem apenas a dengue, enquanto outras doenças transmitas pelo mosquito Aedes aegypti como zika e chikungunya ficam em segundo plano.

O levantamento, que contou contou com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do SBP Repelente, foi realizado com 1.000 pessoas de todas as regiões do país para entender o grau de conhecimento da população sobre medidas de prevenção, sintomas das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e percepção sobre o papel dos repelentes nesse processo.

“Leia Mais”

  • 0

Comprovado: memória da mulher é superior à do homem

Categoria : Noticias

Homens se esquecendo de aniversários, compromissos e datas comemorativas é um motivo de briga comum em quase todo relacionamento. Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico científico Menopause veio para comprovar que as mulheres têm razão e sua memória realmente é melhor que a dos homens.

No estudo, pesquisadores da Sociedade Norte-americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês), realizaram testes cognitivos com 212 homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos para avaliar aspectos como memória episódica, função executiva, processamento semântico e inteligência verbal. A memória associativa e a verbal episódica foram avaliadas por meio de um exame de associação entre nome e rosto e um teste de lembrança seletiva.

“Leia Mais”