Monthly Archives: fevereiro 2016

  • 0

Ajuda a dormir e o desnatado não é o melhor: vamos falar de leite?

Categoria : Noticias

Está no nome da classe animal: bebês mamíferos possuem a característica comum de tomarem leite. Uma espécie de mamífero — nós, seres humanos — inovou ao continuar tomando leite após a primeira infância.

Existem evidências de ordenha de vaca para obtenção de leite datadas de 9.000 anos antes de Cristo. Há quem diga que outros animais só não fazem o mesmo pelo fato do leite ser escasso na natureza e, claro, por não terem domesticado outros animais e desenvolvido técnicas de conservação e eliminação de bactérias — a pasteurização. O que não significa que não apreciariam — experimente oferecer leite para um gato, por exemplo.

“O leite é um dos poucos alimentos que nasceu para ser alimento”, diz José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

“Leia Mais”

  • 0

Qual a quantidade certa de atividade física para a vida?

Categoria : Noticias

Os exercícios físicos levantam uma questão: quanto é muito pouco, em excesso ou a medida certa para melhorar a saúde e a longevidade? Dois grandes estudos recentes trouxeram alguma luz ao assunto, sugerindo que a dose ideal de exercícios para uma vida mais longa é um pouco mais do que muitos de nós acreditamos, mas menos do que outros esperam. As pesquisas também descobriram que exercícios prolongados ou intensos provavelmente não são prejudiciais e podem somar anos à vida das pessoas.

Não há dúvidas de que qualquer quantidade de exercícios físicos é melhor do que nada. Como os remédios, eles são conhecidos por diminuir o risco de desenvolvermos várias doenças e de morte prematura.

Mas, ao contrário dos remédios, as atividades físicas não vêm com instruções de quantidades.

“Leia Mais”